Procedimento estético que permite que uma substância seja aplicada de forma mais eficiente dentro da pele, geralmente na derme, a camada média. Para isso, são utilizados lasers ou o microagulhamento, que permitem a absorção dessas substâncias. O objetivo principal é o rejuvenescimento, mas também pode ser usado para tratamento de estrias, cicatrizes (incluindo cicatrizes de acne) e manchas
São soluções a base de substâncias ácidas, em concentrações mais fortes, usados geralmente no tratamento de manchas, acne e cicatrizes. Os ácidos mais comumente utilizados são o ácido retinoico, ácido salicílico, ácido glicólico, ácido kójico, solução de jessner, ácido tricloroacético, entre outros. A aplicação é em consultório, sob supervisão médica.
O laser de CO2 fracionado é um dos lasers mais potentes e eficientes para o estímulo de colágeno. Ele é usado para combater os sinais do envelhecimento, melhorando a textura da pele, rugas, flacidez, cicatrizes e estrias. A pele fica mais firme e lisa, com aspecto rejuvenescido. Deve ser feito sempre por profissional médico, de preferência o dermatologista, devido ao risco de algumas complicações. Por isso, é necessário o preparo da pele e diversos cuidados pós-laser, pois a recuperação é mais demorada e delicada
Crioterapia: por meio da aplicação de pequenas quantidades de nitrogênio líquido sobre as lesões, conseguimos congelar as células da pele e deixar que elas caiam dias depois. Esse procedimento é muito bem tolerado sem anestesia, porém é pouco indicado para peles escuras. Usado no tratamento de verrugas, ceratoses actínicas e seborreicas.
Procedimento estético em que se utiliza um rolinho que possui várias microagulhas em sua ponta. Uma das marcas bem conhecida é o DermaRoller ®. Essas agulhas podem ser de diferentes espessuras e alcances, dependendo do objetivo do tratamento. Elas atravessam a pele e formam “túneis” dérmicos, estimulando a formação de colágeno. Também ajuda na aplicação de substâncias rejuvenescedoras, facilitando a absorção cutânea. As principais indicações são no tratamento de estrias, rugas, cicatrizes (incluindo cicatrizes de acne) e manchas na pele, como o melasma.
É um procedimento usado para melhorar a textura da pele e corrigir imperfeições discretas. Ajuda no tratamento de poros abertos, manchas, estrias e rejuvenescimento em geral. Utiliza-se um aparelho que possui uma ponteira revestida por cristais, aplicada sobre a pele, promovendo abrasão e consequente renovação celular.
As cicatrizes atróficas são depressões na pele por destruição do colágeno, ocorrem após inflamação, queimaduras ou cicatrizes cirúrgicas. São de difícil tratamento e utilizamos o laser fracionado não ablativo ( Harmony 1540) e o laser de CO2 com bons resultados. Além disso, também podem ser corrigidas com preenchimento de ácido hialurônico.
O quelóide é uma cicatriz exagerada e intensa do organismo extrapolando os limites da cicatriz. Pode ser ocasionado por uma inflamação, queimadura ou cicatriz cirúrgica. Podem ser dolorosas, avermelhadas e com coceira. É importante antes de qualquer procedimento cirúrgico avisar ao dermatologista a história familiar e/ou pessoal de quelóide. O médico pode minimizar o risco de tal problema tomando conduta precoce de tratamento preventivo ao quelóide. A cicatriz hipertrófica não ultrapassa os limites da ferida e podem diminuir naturalmente, o aspecto visual é semelhante. Existem várias opções de tratamento com sucesso variável e muitas vezes associamos tratamentos para melhores resultados. Dentre as opções de procedimentos temos a aplicação de corticóide injetável na cicatriz, criocirurgia , cirurgias redutoras e laser. Utilizamos o laser de CO2 e o laser Etherea aqui na Viva!
É uma técnica cirúrgica em que introduzimos uma agulha especial com movimentos lateralizados na derme e subcutâneo a fim de desfazer travas de fibrose e estimular a produção de fibras colágenas na derme. Indicada para cicatrizes de acne, estrias e celulite. Fazemos anestesia local injetável no local do procedimento. A ocorrência de hematomas é comum uma vez que vasos da derme também são seccionados. Esses hematomas estimulam a formação de novo tecido conjuntivo e contribuem para resultados satisfatórios.
Trata-se de ácido hialurônico mais fluido para ser aplicado em rugas finas e melhora da qualidade da pele fazendo a função de hidratação. Ele pode ser aplicado em todo o rosto e lábios, principalmente em rugas finas ao redor da boca e olhos além de rugas finas no colo. A técnica de aplicação é injetar na derme superficial com duração média de seis meses. O ácido hialurônico retém água proporcionando melhora da qualidade da pele melhorando a rugosidade e viço. Utilizamos o Restylane Vital® e Restylane Vital light®. O efeito colateral mais comum é o aparecimento de hematomas, que pode ser minimizado com o uso de cânulas.
É uma técnica em que introduzimos uma agulha especial com movimentos lateralizados na derme e suOutro produto temporário para preenchimento facial e de mãos é o Radiesse®, formado pela hidroxiapatita de cálcio, composto presente em nosso organismo sendo biocompatível e reabsorvível. Utilizado em sulcos profundos e volumização facial em queixo, malar e temporal. Outra indicação seria preenchimento em dorso das mãos. A duração média é de 18 a 30 meses com técnica de aplicação semelhante ao do ácido hialurônico. Possui as mesmas contra-indicações também. Costuma deixar com inchaço e vermelhidão maiores que o ácido hialurônico deixa. Ele é um bioestimulador de colágeno assim como o ácido hialurônico, ou seja, ativa os fibroblastos da derme a produzirem o colágeno que estamos perdendo, além de preencher mecanicamente o espaço onde é colocado. Isso provoca um trabalho de rejuvenescimento a longo prazo.
O preenchimento temporário pode ser feito com ácido hialurônico sendo indicado para correção de rugas fixas (já marcadas) ou sulcos como bigode chinês, rugas de marionete, olheiras. Pode ser usado também para reposição de volume perdido com o envelhecimento em regiões malares, temporal, frontal e mandibular para definição de contornos faciais. Utilizamos também o ácido hialurônico em preenchimento das mãos, lábios e correção de cicatrizes de acne. O preenchimento é como uma obra de arte quando bem realizado. O ácido hialurônico utilizado é sintético, mas seguro,pois é semelhante ao que temos na pele para sustentação da derme. Existem várias marcas no mercado, aqui na Viva! Dermatologia utilizamos a linha Juvederm® e Restylane®. O risco de alergias é raro. Após a aplicação do produto, a área pode ficar avermelhada e inchada. Portadores de doenças autoimunes em atividade como lúpus eritematoso sistêmico, grávidas, pessoas imunodeprimidas e com infecção no local de aplicação são contraindicadas de realizar o procedimento. O procedimento é realizado por agulhas e cânulas para injetar o ácido hialurônico na derme, subcutâneo ou acima do osso. Pode ser feito anestésico tópico ou bloqueio anestésico injetável antes do procedimento. A complicação mais comum quando realizado o procedimento com agulha é o hematoma
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Para fins estéticos, ela é indicada para rugas de expressão na face e pescoço assim como para casos de hiperidrose (transpiração excessiva nas axilas, palma e planta dos pés). Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento intradérmico pode fornecer meses de alívio, uma ou duas vezes por ano. Já a toxina botulínica para rugas é injetada diretamente no músculo-alvo para o tratamento de linhas verticais entre as sobrancelhas e na ponte do nariz; nos pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma no pescoço. A aplicação é segura e rápida, podendo usar maquiagem após o término do procedimento. A toxina botulínica dura em média de três a seis meses sofrendo variações na duração a depender de vários fatores: a quantidade aplicada, uso de medicamentos como tetraciclina, prática exaustiva de exercícios físicos, movimento repetitivo da mímica facial. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer, dessa forma, as aplicações passam a durar mais tempo. Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local como dor ou inchaço temporários. Aqui na Viva! Dermatologia utilizamos as marcas Botox® ou Dysport®.
Esse procedimento é realizado por uma esteticista qualificada e deve ser feito regularmente de frequência mensal a trimestral ,independentemente do tipo de pele. Porém, em peles oleosas ou com tendência à acne, a frequência recomendada é maior devido ao fato de a produção de sebo ser mais intensa, dai indicamos mensalmente .
Os principais benefícios da limpeza de pele profunda são:
Remoção de comedões abertos e fechados (cravos) e acnes (espinhas)
Retirada de milium (pontos brancos e duros formados por queratina)
Remoção de impurezas acumuladas na pele, como resíduos de maquiagem e poluição
Desobstrução de poros
Aumento da oxigenação e da nutrição da pele
Prevenção de cravos e espinhas
Normalização do processo de renovação celular
Remoção das células mortas depositadas na pele
Aumento da absorção de dermocosméticos
Melhora do aspecto geral da pele, principalmente em peles ressecadas e sem viço.